19 de set de 2009

Linguagem e Comunicação

Irmão, você precisa entender as palavras que você usa e o efeito delas na sua vida, eu insisto em tentar te explicar algumas delas, pois percebo que muitas pessoas as tem usado sem noção do seu "verdadeiro" significado.
Escuto pastores dizendo: "Você precisa ser bênção de DEUS", "DEUS tem uma bênção pra sua vida", "Minha vida é uma bênção". Pois bem. No dicionário o que encontramos por "bênção"?

bênção
s. f.
1. Expressão ou gesto com que se abençoa.
2. Relig. catól. Sinal da Cruz feito sobre o que se benze.
3. Fig. Benefício, graça, favor especial.
Pl.: bênçãos.

Saiba você, que o inimigo usa muito a linguagem para nos confundir. Para entender o meu ponto de vista de bênção você precisa entender primeiro a palavra maldição e maldizer.

maldição
s. f.
1. Acto!Ato ou efeito de amaldiçoar.
2. Praga.

maldizer
(ê)

v. tr.
1. Amaldiçoar.
v. intr.
2. Dizer mal, difamar.
3. Blasfemar.
4. Queixar-se.
s. m.
5. Maledicência, difamação.


Perceba que a última significância de maldizer é maledicência, difamação e este meus irmãos é o único e verdadeiro sentido dessa palavra, assim também é com maldição, parece simples e é, MALDIZER na verdade significa MAL DIZER, a tentativa do inimigo em nos confundir, percebo eu, é sempre na união das palavras, porque assim ele faz de duas palavras com dois significados distintos, uma única, com um único, e por vezes, centenariamente interpretado erroneamente.

A partir do momento que você entende que Maldizer é Dizer mal, Mal dizer, você aprende que Mal dição é também Maledicência e falar mal, após esse entendimento não fica difícil notar que benção e bendizer são significâncias opostas a estas duas primeiras, são antônimos. E por tanto Bendizer significa, Dizer bem, falar bem e benção significar o mesmo.

Ou seja.

Falar que, "DEUS tem uma bênção pra mim" tem o mesmo significado que, "Deus tem algo bom pra me dizer", ou próximo a isso, e o que você entende por bênção?
Há pastores que dizem, "Você tem que ser bênção de DEUS", ou seja, "Você tem que ser bem falado por DEUS", e quando alguns pastores dizem isso eu percebo que eles na verdade estão dizendo, "Você tem que ser bom e fazer o bem". Não acho isso errado, mas estamos falando sobre entender o que estamos falando, entender o significado das palavras.

Certa vez assisti um programa evangélico onde o pastor dizia:
"Existem três tipos de maldição, maldição proferida, maldição hereditária e maldição preparada".
Ele segue explicando que na proferida é quando alguém diz por exemplo, "Você não vai ser feliz", e a pessoa acredita, vivendo infeliz. A segunda ele diz que é quando por exemplo, um pai bebe, morre por causa da bebida e o filho começa a beber, a terceira é quando alguém prepara, com "macumba" ele cita. Esse pastor não entende, no primeiro caso a pessoa disse "Você não vai ser feliz", afirmo, só nesse exemplo foi uma maldição, porque a pessoa falou uma coisa má, desejou o mal.

Eu creio que para os entendidos e para quem vê, esses exemplos bastam pra entender o que eu tento explicar, se você não crê nas minhas palavras e se elas são como o vento aos seus ouvidos e olhos, já devias ter fechado esta mensagem, mas se você crê e tem o mínimo de lógica, sigamos adiante.

Eu também percebo que muitas pessoas se confundem com a palavra "GRAÇA". Vamos ver ela no dicionário (uma das muitas armas do inimigo para nos confundir).

graça
s. f.
1. Favor.
2. Perdão.
3. Benevolência.
4. Chiste.
5. Gracejo.
6. Acto!Ato ou dito que alegra e faz rir.
7. Dom de pessoa graciosa.
8. Agrado.
9. Airosidade, garbo.
10. Privança.
11. Elegância no estilo.
12. Dom sobrenatural, como meio de salvação ou satisfação.
13. Pop. O nome de uma pessoa.
14. Tratamento honorífico em Inglaterra.

Bem, quase TODAS as pessoas acham que graça é o significado 12 e TODAS (não quase todas, disse TODAS) acham que graça é rir (significado 6), entre 12 e 6, 6 é zero. É importantissímo levarmos em consideração os significados 1, 2 e 3, que podem muito bem serem resumidos no 2. Porém o 6 é zero.

Agora entenda que, o prefixo DES indica SEM e o prefixo EN indica COM. Assim fica fácil perceber que DESGRAÇA na verdade é SEM PERDÃO e ENGRAÇA é COM PERDÃO (perdão de quem?)

Logo.

Chamar alguém de desgraçado (mamãe sempre dizia pra não usar essa palavra tão feia) é dizer que essa pessoa não terá ou não tem perdão.

Dizer que algo tem graça ou que é engraçado é dizer que aquilo tem perdão (não é o mesmo que dizer, "isto faz-me rir", porque 6 é zero).

Viu como é fácil?

Então por que você acha engraçado quando seu irmão se machuca, piadas sobre homessexuais e pegadinhas da televisão? OU, por que você acha engraçado quando seu irmão te fala besteiras, fala mal (amaldiçoa) de outras pessoas? Quando você conta que traiu sua parceira? Quando você diz que bebeu todas naquela festa? Quando você diz como enganou alguém, como foi fácil enganar?


Mateus 15:11 O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
Mateus 15:18 Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante.

:)

Mi.

Não deixe de comentar.
Jesus nos guie.

Visitantes