31 de mar de 2010

UFPR - Litoral (Universidade Federal do Paraná) - Linguagem e Comunicação

A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.
Provérbios 18:21

Um só homem é capaz de persuadir todo um mundo de idéias.
Hitler convenceu milhares de pessoas a matarem milhares de próximos. Jesus a amar.
Ambos são história.
O melhor professor é aquele que ensina o aluno a ser um professor melhor. Ensina a aprender como ensinar.
Quão complexa é a língua e toda forma dos seres-humanos se comunicarem, quão infinitas são as suas possibilidades.

E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
Gênesis 1:3

Segundo a Bíblia, Deus criou tudo que existe usando O Verbo (que habitou entre nós [Jesus]), a língua, a comunicação.

Eu cheguei até aqui “um ignorante” e quanto mais eu tenho estudado, mais ignorante me torno a ser.
Com estas aulas pude perceber/sentir esta complexidade toda, porém, vejo também, como tudo isso na verdade é simples, só precisamos aceitar que não somos capazes de compreender esta complexidade, e que nossas tentativas frustradas de compreender tudo isso é que torna a coisa complexa. Aceitar isso é simples.
É a ciência, o problema raiz, querer compreender as coisas.
Pra cada resposta, sete novas perguntas.
Este curso me fez perceber (como tudo na vida faz), o quanto o homem é insatisfeito com sua existência e por essa insatisfação ele busca respostas pro inexplicável.
Deus é a resposta.
O homem e o fruto da árvore da ciência, ele não cansa de comer.
O homem é o fruto da árvore da ciência.
Mais importante do que decorar todo o conteúdo da matéria, é absorver todo o entendimento que este proporciona. Muito mais importante do que saber o capítulo em que está o texto, é entender o significado, o objetivo.
Espero que os cursos e a faculdade estejam mais preocupados em absorver entendimento do que em nos “re-robotizar”. Estou reaprendendo a estudar aqui, mas admito....... Esperava mais de vocês. Não escolhi Linguagem e Comunicação por obrigação, sou apaixonado por isso, não pela métrica de um texto, muito mais por transformar textos em palavras, complexos em simples, ser compreendido.
Tenho vindo para a universidade como uma obrigação, mas reconheço que tudo isso é experiência, aprendizado, e em tudo na vida podemos absorver bom ou mau entendimento, reconheço também que só estamos começando, ainda tenho esperança.
E se me perguntarem o que eu aprendi até Hoje com o curso, eu diria: Que quero aprender mais.


Marlon Ribeiro Teixeira (OverboGuia.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Não deixe de comentar.
Jesus nos guie.

Visitantes