27 de abr de 2010

O Mundo Mágico da Leitura. UFPR LITORAL (Linguagem e Comunicação)

“A leitura vem de fora pra dentro, a escrita de dentro pra fora”.
- Overboguia.

O Mundo Mágico da Leitura.

O que você pensa ao ler um título com esse nome “O Mundo Mágico da Leitura” ?. Talvez você pense que se trata de um texto sobre livros, talvez fosse, se eu fosse um aluno almejando apenas uma bolsa, a bolsa que foi o problema desde o ínicio, e não falo só de cobrar pelo ensino, cobrar pelo partilhar das experiências, não, falo também sobre o “querer possuir” , talvez fosse. Eu escrevo pelo prazer de escrever, porque acredito que melhor é escrever por amor do que escrever por reconhecimento, de qualquer forma, escrevo também pra ser reconhecido.
Sim, a leitura possui todo um mundo de possibildades, por isso não resumo a leitura só no ato de ler as escrituras, há pessoas que lêem lábios e isso também é leitura, podemos ler expressões faciais, podemos ler o mundo. Agora....... Longe de mim chamar isso de mágica, isso seria blasfemar da sabedoria. Não acredito que só ler basta, existem pessoas indispostas pra ler que lêem melhor do que pessoas dispostas, isso não depende do quanto você lê, mas do que você lê.
O seu livro favorito pode ser o dicionário, mesmo que você o decore de 'A a Z' isso não significa que você entendeu o contexto em que se devem empregar as palavras, e que sabe aplicar isso na escrita por exemplo. É fato que tudo se aperfeiçoa com a prática.
Talvez o que tomam por magia da leitura (não que eu considere magia, magia pra mim é ligar a televisão sem sair da cama) seja o poder dela te apresentar uma perspectiva, um ponto de vista em relação a tudo que sucede, é o registro da existência, conhecimento proposto. Transmitir dos sentimentos.
É importante visar que não depende da capacidade de ler e escrever que o aluno tem, depende de em que ele aplica esta capacidade, a solução também começa por aqui, usar nossa capacidade naquilo que verdadeiramente for proveitoso pra existência.


Marlon Ribeiro Teixeira.
marlonpadre@hotmail.com

Um comentário:

GTEST Formativo disse...

Não se esqueça de entra em contato com a Rosângela para ver como ficará a tua escalar, ok?

Um abraço,

David

Não deixe de comentar.
Jesus nos guie.

Visitantes