29 de jul de 2011

Em que ano termina o Velho Testamento e começa o Novo Testamento?

Eu acredito que na verdade não exista uma data definida, o velho testamento diz respeito às antigas escrituras com as quais os fariseus ensinavam no templo, eram as mesmas escrituras de que eles se utilizavam como código de ética e moral (constituição), era o livro das leis e dos escribas.

O Novo Testamento é formado de 4 Evangelhos que contam a história do nascimento, vida, morte e resurreição de Jesus (ou seja, são livros biográficos), cada um dos 4 livros foram escritos em épocas diferentes, se eu não me engano o de João é o único escrito de fato por quem testemunhou tudo o que escreveu. Marcos foi discipulo de Pedro. Lucas escreveu para os estrangeiros, gentios. Mateus para converter judeus.

Depois foram as cartas de Paulo à várias igrejas, cada carta em uma época diferente, na Bíblia consta que para algumas igrejas ele mandou mais de uma carta, em períodos de anos.

Outros livros são as epístolas de outros díscipulos e apóstolos, como Tiago, Judas, Pedro, João.
Por fim, as revelações do Apocalipse quando João já estava velho exilado em Patmos, muitos anos após a resurreição.

Não existe a data específica, até porque a pergunta correta seria: "Quando foi que reuniram os conjuntos de livros na Bíblia?".
Da primeira versão da Bíblia já foram retirados alguns livros, entre eles por exemplo "O Livro de Enoque", foi retirado da Bíblia provavelmente por algum papa, possivelmente no séc XVII, com o argumento de que não era divinamente inspirado, de que não havia sido escrito por Enoque, e dúvidas a respeito de sua origem.

Antes de reunirem os livros no formato atual da Bíblia (um livro com muitos livros), o que havia eram pergaminhos e cartas. Porém no Velho Testamento existem fábulas também, ou seja, algumas histórias populares que posteriormente teriam sido transcritas, lembrando que, o Novo Testamento não possui nenhuma fábula, ou histórias falsamente compostas afim de ensinar alguma lição de moral, são testemunhos das pessoas que viram aquilo que escreviam, por isso sobrevive até hoje, vive, é o livro mais lido no mundo todo, o primeiro livro impresso da história e a maior fonte de informações históricas da humanidade.

----------------------------------
Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade. 2 Pedro 1:16

Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. 1 Timóteo 1:4

Nenhum comentário:

Não deixe de comentar.
Jesus nos guie.

Visitantes